Persona

Teoria Comportamental

Saber o perfil comportamental de um funcionário está se tornando cada vez mais importante dentro das organizações. Ao ter conhecimento do perfil natural de atuação de uma determinada pessoa, seus superiores e companheiros de trabalho conseguem saber a maneira natural de pensar e se comportar daquela pessoa nas mais diversas situações. Tendo essa informação essas pessoas poderão compreender as causas das atitudes deste indivíduo e dificilmente se surpreenderão.

Se as pessoas que trabalham em contato direto com um indivíduo sabem sua forma de se comportar, serão capazes de se comunicar com ela de forma a evitar conflitos. Mesmo que estes conflitos venham a ocorrer no calor da emoção, as pessoas terão maiores condições de superá-lo sabendo as causas do comportamento umas das outras. Colocando o indivíduo no ambiente e função adequada ao seu perfil, se diminuirá consideravelmente a possibilidade de conflitos.

Além disso, conhecendo os motivadores e desmotivadores de uma pessoa, o gestor sabe como deve se comunicar para mantê-la sempre motivada e evitar situações de estresse que possam resultar em perda de energia e foco. Estando sempre motivados, os colaboradores de sua organização dificilmente aceitarão ofertas de transferência para outras empresas. E mais, conhecendo seu perfil natural, o gestor pode designá-los para tarefas que sejam adequadas a este perfil, aumentando a sua produtividade.

A avaliação comportamental do Persona System é realizada através do Profile, o qual utiliza uma técnica objetiva, de livre escolha, baseada em fundamentos e conceitos da psicologia comportamental - a primeira delas é de que o comportamento, no trabalho ou no ambiente social, é primeiramente a expressão de uma variedade de respostas a estímulos ambientais, reconhecidos consistentemente como traços expressos da personalidade. O indivíduo que responder ao teste do Profile irá se deparar com uma série de estímulos, composto por palavras (frases) adjetivas. Serão avaliados, então, os quatro traços primários da personalidade - Dominância, Extroversão, Agilidade e Regras. Confrontado com os estímulos da grade que preencherá, o indivíduo irá responder tanto de forma positiva quanto negativa, de uma maneira consistente, como responde aos estímulos do ambiente real, aqui simbolizado pelas palavras (frases) constantes no formulário. As expressões utilizadas na lista do Profile são derivadas de um agrupamento de palavras que foram selecionadas através de estudos, os quais mostravam que certas pessoas respondem positivamente ao estímulo das expressões marcando-as e negativamente por outras não marcando-as. Essas análises foram feitas pelo psicólogo WILLIAM MOULTON MARSTON, em seu livro "Emotions Of Normal People". A classificação e descrição dos 4 traços de personalidade mencionados no Profile estão baseados no trabalho desse psicólogo, e também na teoria comportamental de JUNG e seus Tipos Psicológicos.

As mensurações feitas pelo Profile estabelecem, para cada indivíduo, a localização ou magnitude da quantidade contínua dos 4 impulsos, os quais uma vez integrados fornecerão uma descrição específica e uma previsão do comportamento dos indivíduos, relacionados ao comportamento no trabalho e ambiente social. A finalidade do Profile é tornar possível uma avaliação e descrição do comportamento individual e exigências do trabalho de cada colaborador.

Job
Análise do perfil dos cargos

 

Climate
Pesquisa de Clima Organizacional

 

Manager
Análise de perfil de liderança

 

Cel / Whats: +55 51 99807 7741